17° Tabelião de Notas de São Paulo
Praça da Liberdade, 84 - Liberdade - São Paulo/SP - CEP 01503-010
(Próximo ao metrô Liberdade)
Fone/Fax: (11) 3291-2500

Autenticação de documentos extraídos da internet

O que é a autenticação ou materialização de documentos extraidos da internet?

A materialização e desmaterialização consistem, basicamente, na geração de documentos em papel, a partir de documento eletrônico, e na geração de documento eletrônico, a partir de documento em papel, conforme definição do Provimento 22/2013 da Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo. Atualmente autenticamos os documentos extraídos da internet, como por exemplo uma certidão de distribuição de processos judiciais em nome de determinada pessoa.

Como é feita a autenticação do documento digital?

O escrevente, funcionário autorizado pelo Tabelião, acessa o site onde está o documento que precisa ser autenticado, imprime o texto da internet, coloca uma etiqueta na qual menciona o site, a data e a hora da autenticação, ou confirmação e assina esse documento, colocando um selo de autenticidade. 
O documento materializado terá o mesmo valor que um documento original, dispensando a pessoa para quem for apresentado de também "entrar" no site e confirmar o seu teor.

Quanto custa?

O valor do serviço é tabelado em todo o Estado de São Paulo e a autenticação de documento digital tem o mesmo valor que a autenticação de copias extraidas de documentos em papel.